Jovens têm dificuldade de avaliar credibilidade de notícias, diz pesquisa de universidade americana

Estudo foi realizado pela Universidade Stanford e prevê a criação de materiais com planos de aulas para ajudar os estudantes a desenvolverem a habilidade

Um estudo realizado na Universidade Stanford, nos Estados Unidos, revelou que crianças e jovens estudantes apresentam dificuldade de avaliar a credibilidade de notícias publicadas na internet, mesmo sendo usuários frequentes de redes sociais.

Os estudantes demonstraram, segundo os pesquisadores, dificuldade em diferenciar notícias de publicações patrocinadas e de identificar a origem de informações. Participaram da pesquisa 7.804 estudantes de ensino básico e superior de 12 estados diferentes nos Estados Unidos. Foram aplicados cinco testes para estudantes do ensino fundamental, cinco para o ensino médio e cinco para o superior. “Em todos os casos e em todos os níveis, fomos surpreendidos pela falta de preparo dos alunos”, afirmaram os autores.

No ensino fundamental, foram testadas habilidades básicas, como a capacidade de julgar a confiabilidade de tweets e artigos. Um dos testes pedia para que os estudantes explicassem porque eles não deveriam confiar num artigo sobre planejamento financeiro patrocinado por um banco e escrito por um executivo da área. Muitos estudantes não citaram a autoria ou o patrocínio como motivos para não confiar no artigo.

Outro teste pedia para que os estudantes do ensino fundamental observassem a página inicial de um site de notícias e identificassem quando uma publicação se tratava de um artigo informativo ou de um conteúdo patrocinado.

Os estudantes conseguiram identificar propagandas tradicionais sem grandes dificuldades, mas, dos 203 participantes, mais de 80% confundiram um anúncio nativo, que vem acompanhado do alerta “conteúdo patrocinado”, com um artigo noticioso.

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Fonte: Revista Educação

http://www.revistaeducacao.com.br/jovens-tem-dificuldade-de-avaliar-credibilidade-de-noticias-diz-pesquisa-de-universidade-americana/

Data de Publicação: 17/01/2017