Estudo de outras áreas para estar atualizado

Pagos ou gratuitos, curtos ou longos, cursos livres atraem até quem já tem experiência. Brasil registra cerca de 4 milhões de matrículas

O que um profissional com mestrado e doutorado pode fazer para incrementar o currículo? Errou quem acredita que o próximo passo é só a matrícula no pós-doutorado. Num tempo como o nosso, em que até o conhecimento parece ficar velho de um dia para o outro, os cursos livres a distância surgem como uma oportunidade de atualização rápida e focada até para aqueles que têm a parede repleta de diplomas.

A tendência é confirmada pelos números da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). No último censo da entidade, com dados de 2015, os cursos livres tiveram um aumento de alunos de 40% em relação ao ano anterior e chegaram à casa das 4 milhões de matrículas. O “boom” mostra que a modalidade, antes direcionada prioritariamente à iniciação profissional, tem ganhado adeptos cada dia mais especializados. Pagos ou gratuitos, com dias ou meses de duração, eles estão na moda.

“Tanto a graduação como a pós-graduação são construídas com base em matrizes curriculares chamadas de grade, o que demonstra uma rigidez que não atende mais aos anseios do profissional e do mercado de trabalho atuais”, afirma o pró-reitor acadêmico do Centro Universitário Belas Artes, Sidney Ferreira Leite.

“O que o indivíduo busca hoje é construir sua trajetória da maneira mais customizada possível.” Na Belas Artes, já são 14 cursos nesse formato, todos eles com foco em um público que já tem formação universitária e até pós-graduação, mas que busca se atualizar de acordo com o próprio calendário de vida e com uma velocidade mais próxima das exigências do mercado de trabalho. 

Para ler na íntegra, acesse: http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,estudo-de-outras-areas-para-estar-atualizado,70001646790

http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,estudo-de-outras-areas-para-estar-atualizado,70001646790

Data de Publicação: 01/02/2017