Evento pedagógico

Em 22.11.18, o Grupo Expoente em parceria com a Escola Cecília Meireles de Petrolina - PE realizou um evento pedagógico com uma programação rica de informações, conteúdos, troca de experiências e sugestões didáticas para o ano de 2019. A programação foi estruturada em dois momentos distintos:

I- Reunião temática: BNCC - um convite à leitura.

Trata-se de um momento de mediação para leitura e o conhecimento sobre a BNCC, com orientação a continuidade e ao aprofundamento da leitura, de preparar a equipe pedagógica para participar ativamente de discussões, e em 2019, do processo de implantação da nova coleção do material didático para o Ensino Fundamental - Anos Iniciais.

II- Roda de Conversa Pedagógica Cecília Meireles.

Momento de metodologia rica e eficiente, organizado para dialogar sobre o material didático e as inquietações na rotina de sala de aula. A roda foi desenvolvida inicialmente como metodologia para sala de aula e, após a orientação, vivenciamos o que foi trabalhado anteriormente no aporte teórico.

Como resultado desta vivência, o grupo avaliou os ganhos deste momento: a ampliação e novas ideias, o sanar dúvidas sobre o entendimento das reflexões implícitas e vivências propostas pelo material, a orientação aos pais, o repensar das atividades de casa e da rotina de estudos, além das reflexões que surgiram na roda sobre concepção de educação, linha metodológica, encaminhamento didático, planejamento e avaliação.

Na roda de conversa o Mão na Massa - seção do Material Didático Expoente do Ensino Fundamental - foi elogiada pelos resultados didáticos alcançados, além de ser solicitado também para a composição do material de Educação Infantil. A avaliação da roda de conversa culminou como uma metodologia eficiente para o uso em sala de aula, nas reuniões docentes e nas reuniões de pais.

A diretora da escola, Solange Ramos, finaliza que o evento foi muito significativo e que já nos aguarda para outros eventos na escola e na região em 2019.

A consultora educacional, Adriana Gondim Fialho, responsável pela organização dos momentos, avalia que a participação de toda a equipe foi além das expectativas. “Não tem outro caminho: o trabalho acontece alicerçado e mediado pela vivência, pelo conhecimento, pela experiência e pelas trocas.”

O Grupo Expoente parabeniza a Escola Cecília Meireles pelos resultados de mais um evento de excelência na área educacional.



Data de Publicação: 26/11/2018